domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dicas Para Uma Boa Fotografia

Fotografar é uma tarefa que exige muita concentração e paciência até que se consiga uma foto perfeita! Para se conseguir belas imagens é preciso estar atento a algumas regras importantes da fotografia e para isso não é necessário ser um profissional do ramo, basta ter o desejo de aprender e praticar bastante!
Muitas pessoas compram uma câmera e já se acham fotógrafos sem mesmo conhecer a capacidade do equipamento que têm em mãos. Não é difícil encontrar na internet fotografias feitas por pessoas que não possuem o domínio da técnica e que mesmo assim conseguem imagens maravilhosas, pois o segredo de uma boa fotografia está na tentativa e no erro, assim você conseguirá aprender com eles e aprimorar o seu olhar para os próximos cliques! 

Nesse artigo você irá encontrar algumas dicas para conseguir fazer uma fotografia perfeita, porém não existe uma “receita” para se conseguir isso, é preciso praticar e muito até que se consiga dominar o seu equipamento e também treinar o seu olhar para captar os detalhes da cena que está sendo fotografada.


1-Primeiramente você deve ler o manual de instruções de sua câmera para saber quais são as principais capacidades da mesma. Quando não se conhece bem o seu equipamento as chances de erro são maiores e você pode ter que passar horas em um computador posteriormente tentando corrigir a fotografia ou mesmo perdê-la. Portanto leia o manual de instruções e experimente todas as funções de sua câmera para saber quando utilizar as funções disponíveis.

2-Quando você sair para fotografar deve ficar atento a alguns pontos importantes da fotografia. O primeiro deles é o enquadramento. Olhe pelo visor de sua câmera antes de fazer a fotografia. Fuja um pouco do clichê de deixar o assunto fotografado sempre no meio da cena. Utilize a regra dos terços para compor a sua imagem, para isso imagine que a sua tela possui dois riscos horizontais e dois verticais próximos ao centro dividindo-a em nove partes. Tente encaixar o seu assunto em um dos pontos de interseção das linhas imaginárias. Algumas câmeras também possuem essas linhas como recurso. Tente colocar o seu assunto em um ponto da imagem no qual ele chame mais atenção do que o restante da imagem.

3-Fique atento aos objetos que estarão ao fundo de sua imagem. Muitas vezes deixamos que objetos que não possuem nada a ver com a cena apareçam em nossas imagens o que acaba destruindo toda a composição. O fundo de uma imagem é tão importante quanto o primeiro plano, portanto tenha cuidado ao escolher os locais onde você fará as suas fotografias para que o fundo não chame mais atenção do que o assunto que está sendo fotografado.

4-Caso esteja fazendo um retrato experimente chegar mais próximo da pessoa para eliminar espaços desnecessários no fundo da imagem e também realçar detalhes do rosto da pessoa como a cor dos olhos, o formato da sobrancelha e também outros aspectos. Ao fotografar uma pessoa tente manter a câmera sempre na altura dos olhos da pessoa. Caso esteja fotografando uma criança, por exemplo, tente ajoelhar-se ou mesmo deitar-se no chão para conseguir ficar sempre a altura de quem você está fotografando.

5-Caso esteja realizando uma fotografia externa utilizando a luz do sol dê preferência aos horários da manhã (entre as 08 e 10h) ou à tarde (entre as 15 e 17h), nesses horários a luz do sol está mais “inclinada” e produz sombras mais bem desenhadas no rosto de uma pessoa que está sendo fotografada ou mesmo em paisagens. Além disso, nesses horários a luz do sol possui uma coloração mais “quente” que faz com que as fotografias fiquem mais bonitas. Sempre que for fotografar alguém utilizando a luz do sol lembre-se que você deve posicionar a pessoa de forma que a fonte de luz fique sempre as suas costas.

6-Tome cuidado ao utilizar o flash de sua máquina. Com ele é uma fonte de luz pequena e bastante potente pode fazer com que suas fotos fiquem muito claras se forem feitas muito próximas ao assunto fotografado ou muito escuras se o assunto estiver longe. Leia o manual de sua máquina para saber qual o alcance máximo de seu flash. Utilize-o como uma luz de preenchimento quando estiver fotografando durante o dia, por exemplo: caso esteja fotografando uma pessoa durante o por do sol e a mesma esteja contra a luz, poderá utilizar o flash como preenchimento para iluminar a pessoa e manter a iluminação natural no plano de fundo, neste caso se você não utilizar o flash seria possível ver somente a silhueta da pessoa fotografada.

Após seguir todas as dicas dos passos acima basta sair por aí e começar a fotografar tudo aquilo que lhe chama a atenção. Bons cliques!

Nenhum comentário:

Postar um comentário